13 de jan. de 2011

Desmoronamentos

                - Centenas de pessoas morrem em desmoronamento no Rio de Janeiro.
                Ouvi isso hoje, passando na frente de uma loja de eletrodomésticos. Muitas pessoas, assim como eu, ficaram ali paradas, esperando maiores informações. Outras passavam apressadas, com seus celulares no ouvido e seus sentimentos guardados no bolso.
                Enquanto olhava fixo para a televisão, pude reparar que ao contrario dos outros deslizamentos que já presenciei, esse não atingia somente os pobres, mas os ricos também.
                Grandes casas desmoronadas, assim como famílias também. Vi um homem que chorava, dizendo que viu a mulher ir embora com a enxurrada. Emocionei-me e fiquei sem saber o que pensar.
                A natureza mais uma vez mostrou quem é que manda nesse mundo. Já passou da hora do homem ver que o dinheiro não é tudo, e que toda essa tragédia aconteceu por imprudência. Ou vocês acham que construir casas ao lado de um morre íngreme, totalmente inseguro, onde sempre houve constantes acúmulos de água, é algo coerente? Não né?
                Arrisco dizer que avisos foram dados, como aquela vez que parte de um morro desabou na entrada de um túnel, e o mais recente, onde um grande deslizamento de terra acabou com diversas vidas também. Era de se prever.
                Dessa vez o estrago foi maior, e atingiu também pessoas que por ter dinheiro, talvez se achassem inatingíveis por esses “desastres” de pobres. Talvez. Não os culpo, porque realmente isso só tinha atingido a classe baixa, pelo menos ultimamente.
                Entristeço-me com tudo isso, porque vivo em um país onde o que importa é cobrar impostos, e não proteger a população que luta pra viver.
                Logo depois, vi uma declaração da nossa querida Dilma dizendo: “A população pode esperar medidas firmes”. Com todo respeito querida Dilma: Firme tinha que ser a terra do morro que desabou. E de que adianta medidas “firmes” se agora centenas de pessoas já morreram? De que adianta? Será que a senhora só vai tomar atitudes dignas de uma líder quando um monte de lama incontrolável invadir a ‘sua’ casa? Crie vergonha na sua cara, sua incompetente, e proteja o povo que te elegeu. Quanto a mim, não se preocupe que não votei na senhora.
                Meus sentimentos para as famílias, e que Deus conforte os corações de quem precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário