9 de jan. de 2011

O Dilema das Favelas

Domingo quente; muito ensolarado. Eu diria que é um lindo dia aqui na minha cidade.
Acordei hoje de uma noite calma de sono, porém, muito fria. A fome me chamou, e sai pelas ruas tentando achar alguém de bom coração disposto a me ajudar com um almoço.
Como de costume, passei na frente do barzinho onde geralmente encontro pessoas dispostas a me ajudar. A televisão estava ligada, e o começo do meu mau humor se encontrava nesse fato.
Uma reportagem na rede globo de televisão. Criançinhas sorrindo, correndo pra lá e pra cá no meio de uma quadra, localizada na favela do Alemão. Sentei-me em uma mesa para poder assistir com calma. As pessoas me olharam, mas logo se esqueceram de mim e voltaram aos papos de sempre no balcão.
Em tom vitorioso, a matéria seguiu, contando como as crianças da favela agora tinham a chance de se manter longe das drogas por consequência desses projetos, feitos assim que a policia dominou a favela. As crianças mostraram cambalhotas, estrelas, e tudo mais que se tem direito, mas em momento NENHUM, eles mostraram como é que isso as afastava da criminalidade e do uso de drogas.
Que dizer que se um dia eu precisar roubar pra ter o que comer, é só dar uma estrela que minha fome passa? Vou me lembrar disso quando acordar durante a noite morrendo de fome.
A maneira correta de tirar essas crianças do risco do crime, do trafico e dos vícios, não é ensinando como se fazer uma pirueta, e sim, com cursos que deem a elas uma condição digna de emprego! Não estou desmerecendo a ginástica artística, mas temos que ser realistas, e saber que estamos no Brasil, local onde não se dá valor para atletas! Os poucos que estão sempre na mídia, sobrevivem por culpa dos patrocínios, e não por ajuda da nação.
A matéria seguia, enquanto eu ficava perdido nos meus pensamentos, mas pude ver quando o repórter perguntou para uma jovenzinha:
 - Agora que a policia dominou a favela, você não tem mais medo?
 - Não.
Dominou a favela?! Eles só podem estar de brincadeira. As favelas estarão sempre ali, não importa o que o governo tente fazer. É algo que fugiu do controle faz tempo, e que não tem mais volta. E onde tiver favela, vai ter trafico, bandidos, drogas, etc.! Não que no resto do mundo não irá ter, mas é ilusão pensar que só pela policia estar ali, tudo está seguro.
O governo apoia as favelas, colocando esses projetos, dando rendas, não cobrando energia, aluguel, água, nada. O certo seria usar o dinheiro revertido para esses projetos, para ir tirando o povo desses locais aos poucos, enquanto se estabiliza o país, para que novas famílias não precisem viver na favela. É um caminho longo, mas imagino que é o correto. E aposto que se a política do Brasil não fosse tão suja, e os políticos não fossem tão corruptos, daria para fazer isso e sobraria dinheiro.
Fim da reportagem. Sai de lá abatido. Queria mudar o mundo, mas não tenho forças. Sou apenas um andarilho idealista, que gostaria que o mundo fosse menos cruel com quem sonha em viver um dia, em um mundo onde quem controle as razões, seja somente o coração, e não o bolso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário